quarta-feira, 1 de novembro de 2023

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Diante do crescimento de casos, o mês Novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, sendo a segunda causa de óbito por câncer que mais atinge a população masculina.

Conforme apurou o ClickPB, as autoridades de saúde da Paraíba intensificam durante o mês de Novembro campanha de mobilização em cuidados e prevenção da saúde masculina. Dentre as ações, o incentivo e O estimulo de homens em procurar unidade de saúde para realizar os exames de prevenção.

O coordenador estadual da Saúde do Homem da SES, Hélio Soares, explica que a campanha surgiu em 2003 e que nos últimos 10 anos o trabalho tem sido voltado à saúde integral dos homens.

“Durante todo o Novembro Azul, são ampliadas ações que visem estimular a prevenção dos homens, tornando-os mais conscientes para que possam buscar a saúde na atenção primária, nas unidades básicas, e no autocuidado. É importante que eles compreendam que também fazem parte dessa rede cuidados com o próximo, com a família, e os seus”, pontuou.

Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece assistência integral à população masculina desde a Atenção Básica, nas unidades de saúde da família, até os serviços especializados como as policlínicas, hospitais e centros de práticas integrativas e complementares à saúde.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas municipais, os usuários terão acesso às consultas médicas e odontológicas, atendimentos de enfermagem, exames de rotina, solicitação de PSA, encaminhamento para especialistas, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, práticas integrativas e complementares à saúde, relaxamento, palestra sobre câncer de próstata, rodas e conversa e atividades educativas de prevenção à saúde do homem.

Na Paraíba, o tratamento do câncer pelo SUS é realizado no Hospital Napoleão Laureano e Hospital São Vicente de Paulo, em João Pessoa; no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), no Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, em Campina Grande, e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, na Unidade de Oncologia do Sertão - Hospital do Bem, em Patos.


0 Comments:

Últimas Notícias

Total de visualizações de página