sexta-feira, 15 de março de 2024



O açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, atingiu mais de 50% da capacidade nesta sexta-feira (15).

Conforme apurou o ClickPB, dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), apontam que o manancial de 466.525.964 m³ está com pouco mais de 235 milhões de m³, ou seja 50,38%.

O índice, segundo apurou a reportagem, é o maior em três anos. A última vez que o açude de Boqueirão atingiu mais de 50% da capacidade foi em 31 de janeiro de 2021, com 50,50%.

O reservatório tem recebido, por meio do Rio Paraíba, águas da transposição do Rio São Francisco (eixo leste). Porém, em 2022, por exemplo, chegou a registrar apenas 27,8% da capacidade total.

Açude de Boqueirão foi criado no fim da década de 1950

O reservatório, localizado no Agreste do estado, foi inaugurado em 1957. Sua bacia se estende por ao menos outros sete municípios (Campina Grande, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel).

Ele é responsável por fornecer abastecimento destes locais.

Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.
Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. (foto: reprodução-Google Maps 2022)

A denominação oficial foi uma homenagem ao único Presidente do Brasil nascido na Paraíba. Já o termo popular é uma referência ao fato de no percurso do rio Paraíba as águas terem provocado um grande corte na Serra de Carnoió, formando assim uma “garganta de serra ou boqueirão”.

Outros mananciais

O ClickPB verificou que de acordo com dados da Aesa, nesta sexta-feira (15) há 10 reservatórios sangrando, 83 em normalidade (entre eles Boqueirão), 26 em observação e 16 em situação crítica.

O reservatório com maior índice percentual de capacidade é o da Vazante, em Diamante. O açude tem capacidade de pouco mais de 9 milhões de m³ e está com mais de 10 milhões de m³.

| Veja detalhes: 

Panorama de como estão os reservatórios na Paraíba.
Panorama de como estão os reservatórios na Paraíba. (foto: reprodução/site Aesa)
Parte do histórico de volume do açude Boqueirão.
Parte do histórico de volume do açude Boqueirão. (foto: reprodução/site Aesa)

0 Comments:

Últimas Notícias

Total de visualizações de página