segunda-feira, 20 de julho de 2020

Uma reportagem da Folha de São Paulo sobre as eleições de 2020 abordou que haverá mais mulheres, mais policiais e mais mulheres policiais nas disputas competitivas por prefeituras de capitais do Brasil. A cidade de João Pessoa tem quatro nomes citados: Edilma Freire, Socorro Gadelha e Daniela Bandeira, todas pelo Partido Verde (PV), e Amanda Rodrigues, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). 
De acordo com a matéria, as candidaturas vão de partidos mais de esquerda (PT, PDT), a legendas conservadoras como DEM, PSC e Podemos. Pelo novo calendário eleitoral, as siglas precisam confirmar os nomes entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2020. Já para o registro, a data é 26 de setembro. Também é lembrado na reportagem que este é o primeiro pleito pós eleição do presidente Jair Bolsonaro. 
Na Capital paraibana, os nomes das mulheres ainda não foram confirmados. Há três nomes de mulheres no PV como as pré-candidatas, as ex-secretárias de Educação, de Habitação e de Planejamento. Já no PSB, tem a ex-secretária de Estado das Finanças, Amanda Rodrigues, que é também esposa do ex-governador Ricardo Coutinho. 
Leia a matéria completa
Ainda de acordo com a Folha, ao todo no País, são 38 mulheres pré-candidatas às prefeituras de 21 capitais, levando em consideração os partidos de representação no Congresso Nacional. No ano de 2016, o número foi de 26, das quais apenas 11 tiveram votação acima de 10% e apenas uma eleita, em Boa Vista (RR). 


0 Comments:

Últimas Notícias

Total de visualizações de página