O Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da Universidade Federal de Campina Grande (VIRTUS/UFCG) em parceria com as empresas de telecomunicações TIM e Nokia, irá implantar, na próxima quinta-feira (17), o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab – Campina Grande. A apresentação será realizada às 9h, no Virtus da UFCG. Esse será o terceiro laboratório já implantado no país com a tecnologia, os outros dois já existentes ficam na Universidade Federal de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
O lançamento acontecerá no VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG, localizado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), bairro de Bodocongó.
Como parte das atividades de lançamento e de modo a demonstrar o potencial da tecnologia, serão apresentadas soluções desenvolvidas pelo VIRTUS e o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da UFCG (Lab. Embedded), além de aplicações de 5G providas pelas empresas de telecomunicações parceiras.
Em entrevista ao Portal ClickPB, um dos diretores da Nokia, Renato Bueno explicou que a tecnologia já existe em outros países e no Brasil será oficializada no terceiro semestre de 2020, quando será feito o maior leilão de tecnologia 5G do mundo. Ele ainda destacou que a partir disso as operadores de telecomunicações poderão lançar suas redes. Com a nova tecnologia será possível o trabalho de robôs e a larga escala de produção na indústria 4.0.
Já na manhã do dia 18, acontecerá o Hack5, evento de imersão em 5G no formato de competição de ideias de aplicações que exaltem os benefícios dessa tecnologia disruptiva, voltado para alunos da UFCG. A disputa será realizada no Lab. Embedded, com a mentoria de pesquisadores do Laboratório, do VIRTUS e de equipes das empresas parceiras da iniciativa.