As praias de Ponta de Campina e Intermares em Cabedelo são uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas no nordeste brasileiro, mas a contaminação desses ambientes, por conta da falta de conscientização com despejo de lixo está colocando em risco o hábitat reprodutivo de milhares de tartarugas.
Em entrevista ao Portal, a presidente da Associação Guajiru da Paraíba, Danielle Siqueira, disse que apesar de todo o trabalho de identificação com a área cercada, identificada com placa e monitorada, o despejo de lixo nessas áreas de preservação se repetem. "Acham que o ninho é uma lixeira. Anoal passado aconteceu bastante caso assim", destacou ao lembrar que espera mais consciência de quem frequenta esses locais.
Segundo informações obtidas pelo Portal
, já são 12 ninhos registrados nessa temporada no local. Ano passado foram registrados 180 ninhos, acima da média anual que é de 160 ninhos.
Ainda segundo ela, a falta de conscientização é um dos vilões na luta pela preservação, "acreditamos que só por meio da consciência de cada um que esse cenário possa mudar", destacando que o lixo pode prejudicar o nascimento dos filhotes, impedir seu desenvolvimento e gerar consequências para todo o meio ambiente.
Para se ter uma ideia, uma mesma espécie pode desovar 130 ovos em um ninho. A temporada reprodutiva se inicia em outubro e acaba em junho, no Litoral paraibano. Para acompanhar o nascimento de ninhos e saber mais pode conferir o instagram da Guajiru.
0 Comments:
Postar um comentário