terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Os bancários funcionários da Caixa Econômica Federal realizam um ato contra a privatização do banco nesta terça-feira (12), em frente a agência localizada na Avenida Epitácio Pessoa, na capital paraibana. O ato acontece às 8h e no dia que a Caixa Econômica completa 160 anos. 

Para os bancários, a empresa é o banco da habitação, do financiamento imobiliário, do FGTS, do Bolsa Família, do repasse de recursos das loterias, da oferta de crédito e financiamento de obras de infraestrutura, do auxílio-emergencial, da presença em cidades e regiões nas quais os bancos privados não têm interesse em atuar.

Segundo eles, os últimos anos tem sido de muita luta e resistência para manter a Caixa 100% pública. As mais recentes tentativas de privatização ou desmonte da Caixa geraram impactos para a população. Na pandemia, o banco foi responsável pela inclusão de milhões de brasileiros que não tinham acesso as instituições bancárias. São mais de 105 milhões de poupanças digitais abertas, representando o maior banco digital do mundo. 

Em relação ao auxílio emergencial, para eles se tratou de uma "operação de guerra" com aumento de jornada e abertura das agências aos sábados. Toda a estratégia para realizar os pagamentos à população. A Caixa - que já chegou a ter 101 mil empregados em 2014, atualmente não chega a ter 85 mil. 

"O Sindicato parabeniza os empregados pelo compromisso com a população brasileira e luta na defesa dos seus direitos, da Caixa 100% Pública e pelo fortalecimento do importante papel social do banco. Ao mesmo tempo em que reforça o risco de privatização de setores importantes da empresa que está sendo viabilizado por um governo que já deixou claro o prazer em vender o que é público. Por isso, reforçamos a necessidade de lutar pela manutenção desse banco que vem sendo sucateado com programas de demissões, fechament


o de agências, entre outras ações que afetam o atendimento e coloca em risco a soberania desse patrimônio que é do Brasil ”, destacou o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida.

Segundo ele, todas as pesquisas de opinião que foram feitas sobre a privatização da Caixa apontam que a população é contra. " O povo sabe da importância do banco e é por isso que o governo não tem coragem de dizer que é a favor da privatização. Eles tentam fazer a privatização disfarçada, desmontando a empresa e vendendo partes da empresa”.

0 Comments:

Últimas Notícias

Total de visualizações de página